Saquarema

Cidade de Saquarema

Saquarema é a capital do surf. Seu mar batido com ondas ideais para o esporte recebe todo ano campeões do esporte do mundo inteiro. Saquarema, através de suas praias, especialmente a de Itaúna, é conhecida como a capital brasileira do surf por suas ondas perfeitas e indescritível beleza e força.

Poucos lugares no Brasil possuem ondas com o porte das de Saquarema, e por isso Saquarema na décadas de 70 sediava os saudosos festivais de surf, e, sedia desde a época até os dias de hoje, grandes campeonatos como o SuperSurf e o WCT.

Ponto de encontro da juventude, Saquarema tem intensa vida noturna, bares e restaurantes prontos a oferecer um cardápio variado de pratos à base de frutos do mar. Vale conferir a cachoeira do Tingui e, é claro, o mais famoso e aplaudidíssimo pôr-do-sol da região, na praia de Itaúna

Distâncias:
• Belo Horizonte - 547 km • Rio de Janeiro - 116 km • São Paulo - 538 km
Acessos:
• A RJ-106 é o principal acesso ao município, tendo Maricá a oeste e Araruama a leste. A RJ-128 atravessa o território no sentido sul-norte, alcançando a Via Lagos em Rio Bonito. A RJ-118 liga o distrito de Sampaio Correia à localidade de Ponta Negra, em Maricá. O percurso litorâneo é servido pela RJ-102. Em 2002, a RJ-132 foi totalmente asfaltada, ligando a fronteira de Saquarema e Araruama ao município de Arraial do Cabo pela restinga de Massambaba

Mutirão limpa Saquarema (RJ)

Por Diogo Mourão



Alunos das escolas da Região dos Lagos vão à praia no Dia Mundial da Limpeza. Foto: Pedro Monteiro.
Depois de dois dias de disputa em boas ondas na praia de Itaúna, Saquarema (RJ), a terceira etapa da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino sofreu uma breve interrupção neste sábado (18/9) em função das condições do mar.

A entrada do vento Sudoeste prejudicou a formação das ondas e impediu a realização das baterias previstas para o terceiro dia. Mas o adiamento da competição para domingo não implicou em falta ação nas areias no Dia Mundial de Limpeza de Praias 2010.

Inspiradas pela campanha global que estimula comunidades a limpar e conservar o meio ambiente, dezenas de crianças locais e surfistas que disputam a competição foram à praia para participar de um mutirão de limpeza e atividades recreativas.

Além de promover a retirada e a documentação dos tipos de resíduos encontrados, ações conduzidas em diversas praias do mundo neste dia 18 de setembro visam a conscientização da população em relação ao lixo e seu impacto ambiental, além e envolver a comunidade na busca por soluções para o problema, questionando as opções de consumo diárias de cada um e suas consequências para o meio ambiente.

No espírito da campanha, a Seletiva Petrobras mobilizou atletas, equipe de produção e o bom público que veio conferir a competição apesar do mau tempo com brincadeiras e ações educativas nas areias de Itaúna. As crianças se divertiram com animadores fantasiados de animais marinhos enquanto ouviam da bióloga Beatriz Vanacor, do Projeto Jardins de Itaúna, explicações sobre o mar, animais e plantas da região.

Durante todos os dias de competição, Beatriz recebeu crianças de escolas da comunidade para a atividade de educação ambiental, que aborda questões como reciclagem, promove o replantio de espécies nativas e termina com uma recreação – a parte preferida dos pequenos visitantes, que deixam a praia empolgados após realizar exercícios de equilíbrio que auxiliam na prática do surfe usando bolas de pilates.

“As crianças ficam super atentas quando percebem que aquilo que estamos abordando as envolve também. Procuramos falar de aspectos da região para que elas se sintam afetadas e se engajem. Elas aprendem que os resíduos que as pessoas produzem vão parar no mar e acabam intoxicando os animais marinhos, os surfistas também falam sobre como é ruim encontrar lixo na água enquanto estão surfando, e elas ficam muito impressionadas. É estimulante ver como elas se interessam pelo assunto quando recebem informação”, diz Beatriz, que falou para mais de 400 crianças ao longo da competição.

Briga pelo título De acordo com a previsão, as condições do mar devem voltar a colaborar neste domingo e a competição será retomada com a disputa de quatro baterias válidas pelo round de 12 surfistas. O primeiro colocado de cada uma delas avança às quartas-de-final, que serão disputadas no formato homem-a-homem.

Em uma das baterias mais interessantes do dia, teremos um confronto da nova geração do surfe brasileiro: o capixaba Krystian Kymerson, 17 anos, o carioca Filipe Braz, 18, e o saquaremense Yan Guimarães, também de 18, que se enfrentam em busca da classificação.

Na primeira bateria do dia, a briga é entre Marco Fernandez (BA), Michel Gratz (ES) e Felipe Ximenes (SC). Gilmar Silva (SP), Renato Galvao (SP) e Felipe Martins (CE) brigam pela vaga e Odirley Coutinho (SP), Franklin Serpa (BA) e Simão Romão (RJ) disputam a última bateria da fase.

A terceira etapa da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino é transmitida ao vivo pelo site da Abrasp.

Novidades

Dicas de Saúde

.