Os surfistas que disputarão a terceira etapa da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, entre os dias 16 a 19 de setembro, em Saquarema, já conhecem seus primeiros adversários na briga pelo título e por valiosos pontos no ranking da divisão de acesso nacional. Estão definidas as baterias da primeira fase da competição, que tem premiação total de R$ 40 mil e ao fim do ano classificará 13 atletas para a elite do surfe brasileiro na próxima temporada.
Campeão da etapa de abertura da temporada, na Praia do Rosa, em Santa Catarina, o potiguar Alan Jhones não terá vida fácil na estreia. Número 1 do ranking brasileiro, ele enfrentará em sua primeira bateria o baiano Aurélio Santana e o carioca Guilherme Herdy. Segundo do ranking, o catarinense Tomas Hermes terá pela frente no Round de 96 o conterrâneo Caetano Vargas e Renato Galvão (SP).
A etapa contará ainda com a participação de nomes que já defenderam o Brasil na elite do surfe mundial. É o caso do local de Saquarema Leo Neves, que estreia contra Odirley Coutinho (SP) e Alexandre Ferraz (PE); e do carioca Pedro Henrique, que encara Luel Felipe (PE) e Léo Trigo (RJ), entre outros destaques. O cabofriense Vitor Ribas, outro ex-integrante do WCT, pega Thiago de Souza (CE) e Patrick Tamberg (FN) em busca de uma vaga no Round de 48.
Um bom resultado na Seletiva Petrobras garante importantes pontos no ranking da divisão de acesso, que além assegurar a classificação dos 13 mais bem colocados à divisão de elite na temporada 2011 também garante aos 10 melhores vagas em cada etapa do Brasil Surf Pro 2010, a primeira divisão brasileira.
A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, que já passou pela Praia do Rosa, em Santa Catarina, e pela Praia do Cupe, em Pernambuco,tem patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura Municipal de Saquarema e Lui Lui, com organização da Maxsports e realização da Abrasp, Feserj e Associação de Surf de Saquarema.
Por: Diogo Mourão