Neste sábado (14/8), as ondas melhoraram em Itacimirim e os melhores longboarders do país deram um verdadeiro show no Pena Bahia International Longboard Classic em Camaçari (BA).
O carioca Jeferson da Silva foi um dos destaques e despachou os maiores favoritos ao título da etapa do ASP Longboard Qualifying Series (LQS) de nível máximo 6 estrelas.
As duas semifinais que abrem o último dia na praia do Peru são um duelo particular entre Rio de Janeiro e São Paulo.
O decacampeão brasileiro Picuruta Salazar, que defendia o título do Pena Bahia, foi a primeira vítima de Jeferson da Silva.
A segunda foi o campeão mundial Phil Rajzman e a terceira o campeão sul-americano, André Luiz Deca, nas quartas-de-final que fecharam o sábado emocionante em Itacimirim.
Neste domingo Jeferson da Silva disputa a primeira semifinal com o filho de Picuruta, Leco Salazar. E na outra o novo recordista absoluto do campeonato, Rodrigo Sphaier, líder do ranking sul-americano de 2010, enfrenta o paulista Jefson Silva.
“Só peguei baterias muito difíceis hoje. Primeiro o Picuruta (Salazar), que consegui virar no último minuto. Depois passei pelo Phil (Rajzman), campeão mundial, agora o Deca (André Luiz), campeão sul-americano. Estou muito feliz e só tenho que agradecer a Deus por este dia abençoado”, vibra Jeferson da Silva.
A segunda vaga para o domingo decisivo foi conquistada de forma emocionante pelo filho de Picuruta, Leco Salazar. No último minuto do seu duelo com o carioca Roger Barros ele arriscou tudo para arrancar a maior nota do evento até ali: 8.50.
“O campeonato está rolando com altíssimo nível. Meu pai (Picuruta) perdeu no final da bateria dele, então agora represento a família Salazar e espero passar as baterias para chegar à final amanhã”, afirma Leco.
Na disputa seguinte, o maior espetáculo do sábado foi apresentado por Rodrigo Sphaier, de Saquarema (RJ), novo recordista absoluto do Pena Bahia International Longboard Classic 2010.
Fazendo uso de todas as manobras possíveis nos pranchões: hang ten, hang five, batidas, rasgadas, sempre executadas com muita pressão e velocidade, o atual líder do ranking sul-americano profissional da ASP South America ganhou notas 8.00 e 9.83 em duas ondas seguidas para atingir um incrível placar de 17.83 pontos de 20 possíveis em Itacimirim.
“Com certeza quero sair daqui ainda liderando o ranking”, afirma Rodrigo Sphaier, vencedor da etapa de abertura da temporada de longboard em Trujillo, Peru. “Sei que todo mundo quer isso, vai ser difícil, mas não vou dar mole, vou brigar até o fim para continuar na ponta. O mar está mudando bastante, então tem que ficar ligado sempre, procurando pegar as melhores ondas para avançar”, relata Sphaier.
Seu adversário na segunda semifinal do Pena Bahia International Longboard Classic será o paulista Jefson Silva, que usou sua manobra característica para conquistar a última vaga para o domingo decisivo em Camaçari. Ele derrotou o também paulista Jaime Viúdes na sua última onda, que valeu nota 8.83. Aliás, antes ele já havia feito o melhor hang ten de todo o campeonato – 8.33.
“É verdade, as ondas não estavam vindo, mas entrou uma esquerda animal e tentei ficar o máximo possível com os dois pés no bico da prancha, foi demais”, vibra Jefson. “Estou muito feliz de estar aqui mais uma vez competindo, estou muito confiante na minha prancha, então preciso agradecer ao meu shaper e parabenizar os juízes e a organização do evento, que está demais”.
Associação Brasileira de Longboard Além das decisões dos títulos das seis categorias do Pena Bahia International Longboard Classic, o domingo em Camaçari vai entrar na história da modalidade.
Foi marcada para as 9 horas uma solenidade de fundação da Associação Brasileira de Longboard, organização que há muitos anos os longboarders vêm buscando para o desenvolvimento do esporte que tanto tem crescido em número de praticantes não só no Brasil como no mundo todo.
Uma nova chamada acontece neste sábado, às 8 horas (horário de Brasília). O evento é transmitido ao vivo pelo site da Pena.
Semifinais do Pena Bahia International Longboard Classic
1 Jeferson da Silva (Bra) x Leco Salazar (Bra)
2 Rodrigo Sphaier (Bra) x Jefson Silva (Bra)