As duas grandes lideranças da cidade demonstram que a união faz a força
Na primeira noite do inverno, a reunião dos dois líderes políticos mais badalados de Saquarema – o deputado Paulo Melo e o ex-prefeito Dalton Borges – uniu centenas de militantes de ambos os lados na Arena Fest, no Porto da Roça. Ali, o que se viu foi o reencontro de velhos amigos e parentes que divergiram na política e se distanciaram até em suas vidas pessoais, em função das últimas campanhas ocorridas no município. Afastado do poder desde o ano 2000, o ex-prefeito Dalton Borges foi candidato três vezes, tendo perdido duas eleições municipais para o ex-prefeito Antonio Peres e, em 2008, para a prefeita Franciane Motta.
Agora unidos o ex-prefeito Dalton Borges e o deputado Paulo Melo apareceram juntos, em público, pela primeira vez, para anunciar uma aliança que selou a paz entre os dois grupos políticos.
Vários políticos se revezaram no microfone, entre eles o ex-prefeito Jurandir Mello, que foi vice de Peres, em seu primeiro governo, de 2001 a 2004, o secretário de governo Anselmo Amorim, o presidente da Câmara vereador José Carlos Cabral, e o irmão de Dalton, Ayron Borges, e também seu ex-secretário de administração. Experiente líder local – ex-prefeito três vezes – Jurandyr saudou o grupo de Dalton, que conheceu menino em Sampaio Corrêa. E a própria prefeita Franciane Motta fez questão de frisar em seu discurso a importância histórica deste momento político.
“Estar de volta aqui na Arena me traz boas recordações. Aqui fizemos o nosso último comício, que foi muito bacana… Esse momento é muito importante para nós. Espero que esta união seja muito boa e represente sucesso, vitória. Como prefeita de Saquarema, desejo que esta união sirva para melhorar cada vez mais a nossa cidade. Eu torço, eu espero, eu acredito! No dia 2 de julho, vamos inaugurar as duas primeiras indústrias em Sampaio Corrêa. Este é um grande passo para os jovens e adultos, porque gera emprego. Esse é o caminho. Que essa união venha beneficiar ainda mais a todos nós, moradores de Saquarema, que amamos essa cidade, que escolhemos essa cidade para morar, para criar os nossos filhos e netos”, falou Franciane.
O presidente da Câmara, José Carlos Cabral, amigo tanto de Paulo Melo como de Dalton Borges, fez questão de destacar o “momento de grandeza” que está vivendo, parabenizando esta “tacada de mestre”.
Momento histórico
Vice-prefeito do governo Franciane e secretário de saúde, o Dr. Amílcar destacou o caráter decisivo desta reunião para o futuro do município.
“Nós estamos falando em reunião da paz, em prol de uma Saquarema cada vez melhor. O Estado tem 92 municípios e ficamos nos perguntando: qual o município que tem um deputado do gabarito do deputado Paulo Melo, com as condições que ele tem? Se nós pararmos para refletir como Saquarema era antes e como é atualmente, depois que o deputado trouxe inúmeros recursos para o nosso município, melhorando a qualidade de vida da nossa comunidade, dando dignidade ao nosso povo, então verificamos como essa é uma reunião política importantíssima, com esse grupo de companheiros. Porque se ontem estávamos afastados, já estivemos juntos há tempos atrás e agora estamos novamente juntos o que, sem sombra de dúvida, faz a diferença política no nosso município”, afirmou Dr. Amílcar.
O ponto alto da noite foi o aperto de mão entre Paulo Melo e Dalton Borges, representando a união que a partir de agora vai nortear os dois grupos unidos no povo de Saquarema!
.
Matéria publicada na edição de julho de 2010 do jornal O Saquá (edição 122)
Editado pela redação!