O Pai da Medicina, Hipócrates foi muito sábio ao afirmar “faça do alimento o seu remédio e do remédio o seu alimento”. Essa sabedoria é a guia da nova medicina, centrada na saúde e não na doença.
Através da nutrição podemos regular o nosso organismo. Tudo é possível, desde o estímulo a produção de hormônios até regeneração celular.
Nosso corpo não vive sem ar, água e nutrientes.
Dentro destas três necessidades básicas, é importante tirarmos o máximo de proveito delas.
Ao respirar, procure imaginar que o seu nariz está no estômago, e quando você inspira a sua barriga deve inchar, e quando você expirar ela deve diminuir. É importante expirar o máximo possível, para que a inspiração venha sempre potente com nova fonte de oxigênio para as células.
A água que bebemos é a principal fonte de vida do nosso organismo. Sendo nosso corpo mais de 70% de água e nosso sangue mais de 90% fica óbvia a necessidade e ingerirmos uma quantidade boa deste líquido precioso. E não se engane quanto a qualidade, é melhor beber uma água com poeira do que água com cloro. Os componentes químicos agridem o organismo, mas as “sujeiras” naturais apenas reforçam seu sistema imunológico. Nada mais saudável do que a água de uma fonte ;)
E quanto aos nutrientes voltamos ao assunto do início do artigo. A alimentação não é nada menos que a luz do sol brilhando no reino vegetal, e o reino vegetal trazendo os nutrientes necessários para nosso corpo se nutrir e também nutrindo animais que utilizamos na alimentação.
Por isso é importante que se tenha a ciência da nutrição, pelo menos básica, para evitar fazer auto-sabotagem. Um exemplo: Uma pessoa fazendo um tratamento para doenças degenerativas ósseas encher a cara de açúcar e café.
O açúcar, quando na corrente sanguínea, atrapalha todos os processos de cicatrização do organismo e também os de regeneração. Na verdade o açúcar é bem pior que o sal. O governo só não entra de sola nele, porque movimenta muito mais dinheiro do que o sal. Mas se a pior epidemia da atualidade é a obesidade, as pessoas já deviam estar com os olhos mais abertos.
E o café puxa o cálcio dos ossos. Ou seja, o consumo destas duas substâncias é a contramão do tratamento desejado.
Cada caso é um caso, e cada pessoa tem as suas especificidades. Se queres ter saúde, consulte um especialista.
Turi Souza – É Terapeuta Vitalista e Graduando de Nutrição
turionline@gmail.com