Obras em andamento e projetos que começarão a ser implementados em 2011 deverão melhorar as condições ambientais de Búzios e Saquarema.
Dentro de uma semana, será concluída a revitalização do chamado Canto Esquerdo da Praia de Geribá, em Búzios. O local passará a contar com um posto salva-vidas, oito quiosques, uma rampa para barcos, um calçadão e banheiros. Essa é a terceira fase do projeto de revitalização de Geribá, iniciado há um ano e meio com pavimentação e drenagem de sete vias e instalação da rede de esgoto.
A Lagoa de Geribá também receberá investimentos. Em seu entorno, começará a ser implantada em março de 2001 uma rede de esgoto. Assim como a lagoa, a Praia de Manguinhos, em Búzios, ficará livre de despejos irregulares no próximo ano graças à construção de uma elevatória no bairro de Cem Braças. Os trabalhos, iniciados em outubro, devem terminar em seis meses.
Em Saquarema, o governo estadual vai construir um aterro sanitário em uma área de 258 mil metros quadrados a ser desapropriada em Bicuíba, segundo distrito do município. A estrutura também receberá lixo de Araruama e Silva Jardim.
— Calculamos uma capacidade de 200 toneladas de lixo por dia para que o aterro sanitário tenha vida útil de 30 anos. A obra deve começar no início de 2011 e terminar em seis meses — informa Gilmar Magalhães, secretário municipal de Meio Ambiente.
Um dos principais pontos turísticos do município, a Lagoa de Saquarema será revitalizada também com verbas estaduais. O projeto inclui a segunda fase de sua dragagem, entre as pontes Darci Bravo e do Girau, assim como a reestruturação do molhe de pedra da Barra Franca, que se moveu durante as ressacas de março, abril e maio. Os trabalhos devem terminar em meados do ano que vem.