Saquarema

Cidade de Saquarema

Saquarema é a capital do surf. Seu mar batido com ondas ideais para o esporte recebe todo ano campeões do esporte do mundo inteiro. Saquarema, através de suas praias, especialmente a de Itaúna, é conhecida como a capital brasileira do surf por suas ondas perfeitas e indescritível beleza e força.

Poucos lugares no Brasil possuem ondas com o porte das de Saquarema, e por isso Saquarema na décadas de 70 sediava os saudosos festivais de surf, e, sedia desde a época até os dias de hoje, grandes campeonatos como o SuperSurf e o WCT.

Ponto de encontro da juventude, Saquarema tem intensa vida noturna, bares e restaurantes prontos a oferecer um cardápio variado de pratos à base de frutos do mar. Vale conferir a cachoeira do Tingui e, é claro, o mais famoso e aplaudidíssimo pôr-do-sol da região, na praia de Itaúna

Distâncias:
• Belo Horizonte - 547 km • Rio de Janeiro - 116 km • São Paulo - 538 km
Acessos:
• A RJ-106 é o principal acesso ao município, tendo Maricá a oeste e Araruama a leste. A RJ-128 atravessa o território no sentido sul-norte, alcançando a Via Lagos em Rio Bonito. A RJ-118 liga o distrito de Sampaio Correia à localidade de Ponta Negra, em Maricá. O percurso litorâneo é servido pela RJ-102. Em 2002, a RJ-132 foi totalmente asfaltada, ligando a fronteira de Saquarema e Araruama ao município de Arraial do Cabo pela restinga de Massambaba

Ministério Público Eleitoral denuncia Paulo Melo

Paulo Melo teria utilizado o cadastro do IPTU da Prefeitura de Saquarema, comandada por sua mulher, para pedir votos a eleitores

O Ministério Público Eleitoral do Rio denunciou o deputado estadual reeleito Paulo Melo (PMDB), por conduta vedada. Segundo a procuradora Silvana Battini, ele teria utilizado o cadastro do IPTU da Prefeitura de Saquarema, na região dos lagos, para enviar cartas com pedido de votos a eleitores. A mulher do deputado, Franciane Motta (PMDB), é prefeita da cidade litorânea. Se condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Paulo Melo está sujeito à cassação de registro ou diploma e multa.

De acordo com a assessoria do político, Melo envia cartas a eleitores há mais de 20 anos, antes mesmo de Francine virar prefeita da cidade. As informações para a entrega do material seriam obtidas por cadastro com os próprios eleitores ou por meio da compra de mala direta. Melo está na Alerj há cinco mandatos e disputa a presidência da Casa, em fevereiro.

Na denúncia apresentada pelo MPE, Battini, no entanto, afirmou que o fato de Fraciane Motta estar à frente do comando da cidade "favoreceu o acesso e a utilização indevida do referido banco de dados". Segundo a procuradora, a irregularidade foi comprovada por proprietários de imóveis de veraneio em Saquarema que, mesmo residindo na cidade do Rio de Janeiro, receberam a correspondência eleitoral.

“A conclusão não pode ser outra senão a utilização indevida, pelo representado, do banco de dados de contribuintes mantido pela Prefeitura de Saquarema, tendo o acesso sido facilitado por Franciane Mota”, escreveu Silvana Battini na denúncia ao TRE.

Embora não tenha sido notificado pela Justiça, Melo já acionou o advogado de seu partido, Eduardo Damian. Como parte das provas, o deputado quer listar as cartas encaminhadas a eleitores nos pleitos de 2002 e 2006.

Novidades

Dicas de Saúde

.